Origami Brasil
DESCULPEM O TRANSTORNO ESTAMOS AINDA EM REFORMULAÇÃO PARA BEM ATENDER AOS USUARIOS DO FORUM, NELE CONSTA SOMENTE MATERIAIS E ASSUNTOS SOBRE ORIGAMI ALGUNS SOMENTE PODERÃO SER VISUALISADOS SE VOCÊ ESTIVER REGISTRADO NO FORUM, DESDE JA AGRADECEMOS A TODOS OS VISITANTES E PRINCIPALMENTE AOS USARIOS DO FORUM QUE DE UMA FORMA OU OUTRA VEM SOMAR PARA O CRESCIMENTO DA ARTE NO BRASIL!!!MUITO OBRIGADO E SEJAM BEM VINDOS!!!!

Símbolos do Origami

Ir em baixo

Símbolos do Origami

Mensagem  Mayckel em Seg Nov 02, 2009 8:58 pm

Valley fold – “Dobra em Vale”

Quando uma folha ou camada de uma folha é dobrada de modo a que se forme uma depressão no local onde é feita a dobra temos uma Valley fold. Esta é indicada com uma linha tracejada e com uma seta com a ponta simétrica (uma seta em que a ponta tem dois “anzóis”, digamos assim) e seta esta que indica o movimentos do papel. No exemplo, a parte de cima do papel é dobrada de modo a encontrar-se coma parte de baixo, fazendo uma Valley fold.

Mountain fold – “Dobra em Montanha”

Quando uma folha ou camada de folha de papel é dobrada para longe de si de modo a que a dobra forme um pico temos uma chamada Mountain fold. Esta é representada com uma linha de traços alternando com dois pontos e uma seta assimétrica (ponta da seta com apenas um “anzol”) que indica o movimento do papel. De modo geral, se a seta é simétrica o papel move-se da nossa direcção, se a seta é assimétrica o papel move-se para lá de nós, para longe. No exemplo, embora o efeito final seja o mesmo que o exemplo anterior, a parte de cima encontra-se com parte de baixo do papel mas passando o papel por trás, movendo-se na direcção que o afasta de nós.

Fold and Unfold – “Dobrar e desdobrar”

Quando se vê uma seta que vai e volta sobre ela mesma é o símbolo que indica que se tem de dobrar conforme é indicado e depois tornar a desdobrar. Desta feita, o resultado final é o mesmo donde se partiu tendo, porém, uma dobra a mais no local onde se dobrou. Esta dobra, depois, é indicada com uma linha continua e fina.

Push Here – “Empurrar aqui”

Uma seta pequena e sem preenchimento com uma cauda mais grossa e igualmente sem preenchimento indica uma dobra de Push Here. Isto significa que, invés do papel ser dobrado que na nossa direcção quer para longe de nós, o papel é empurrado para dentro simetricamente ou ainda invertido. Para mais exemplos desta dobra ver Inside reverse Fold, Petal Fold e Sinks na secção de dobras básicas.

Configurações Das Bordas Do Papel

Quando uma folha com diversas camadas é dobrada num pequeno zig zag existem diferentes formas para isto ser conseguido: toda a folha (incluindo todas as camadas) pode ser dobrada para trás e para a frente (uma Valley seguida de uma Mountain) que traduz o exemplo da esquerda, ou pode ser dobrado dentro da própria folha e depois tornar a sair (exemplo da direita). Para se distinguir estes dois casos, são desenhadas linhas em zig zag junto da borda do modelo que simbolizam o modo como o zig zag vai ser feito se olharmos em direcção à borda (compare a borda do papel no exemplo dado com a linha em zig zag que lhe corresponde por baixo).

Dar Atenção A Pontos

Quando uma dobra pouco usual é feita (o exemplo traduz uma Petal fold que será referida na secção de dobras básicas) e se quer dar atenção a um ponto marca-se esse ponto com um X para assim se seguir bem o movimento do papel.

Rodar

A rotação do modelo é mostrada com um circulo com duas seta desenhada nele mostrando a direcção da rotação (segundo os ponteiros do relógio ou contra o sentido dos ponteiros do relógio). O espaço que vai entre as setas indica o quanto se roda o modelo, isto é, se roda-se um quarto de volta (exemplo de cima) ou metade de uma volta (exemplo de baixo). Imagine-se o modelo pousado numa mesa, todo o modelo roda sobre ele mesmo.

Distâncias Iguais

A dobras são feitas de modo a que duas ou mais distâncias sejam iguais. As distâncias são marcadas com os símbolos demonstrados.

Ângulos Iguais

Se é pretendido que dois ou mais ângulos sejam iguais eles são marcados com arcos semelhantes.

Dobrar E tornar A Dobrar Sobre A Ultima Dobra

Uma seta que toca no papel mais que uma vez indica que se faça uma Valley fold uma vez e depois uma vez mais outra Valley fold (e outra vez mais, se necessário, quantas vezes mais a seta tocar no papel)

Open Sink – “Afundar Aberto”

Trata-se de uma forma muito especifica de inverter um ponto de modo a que ele fique completamente achatado quando o ponto intermédio é feito. Esta dobra será mais desenvolvida em Dobras Básicas e é indicada com uma seta sem preenchimento e sem cauda.

Closed Sink – “Afundar Fechado”

Nesta dobra menos comum, o ponto é invertido sem desdobrar parte do modelo. Quando completo, as bordas estarão presas entre si (esta dobra será desenvolvida mais à frente). Uma Closed Sink será indicada com uma seta a cheio sem cauda.

Virar O Papel Ao Contrário

Uma seta que faz um loop indica virar o papel todo ao contrário. Se a seta leva a direcção horizontal, o papel deve ser virado de lado para outro. Se a seta leva a direcção vertical, o papel deve ser virado de cima para baixo.

Tirar Papel Daqui

Uma seta sem preenchimento que apresenta uma cova na sua cauda indica que se tem de tirar papel do interior do modelo ou, de qualquer forma, desdobrar algum papel. A seta irá imergir do lugar onde o papel é para ser puxado.

Vista Do Interior

Uma linha tremida é usada para se ver camadas escondidas de papel que são desenhadas como se as camadas de papel mais superiores fossem retiradas para expor as camadas interiores.

Linha De Raio X

Um linha com pontos é usada para indicar uma dobra ou uma borda que está escondida. Usualmente, uma linha de raio X é usada para indicar a continuação de uma dobra feita por trás de uma folha ao passo que a Vista do interior é para estruturas mais complexas. Neste exemplo mostra-se que a linha da Mountain fold pode ser estendida para além da borda do papel se não existir papel suficiente para a mostrar. Ocasionalmente uma linha raio X é usada para mostrar de projecção da posição que uma aresta vai tomar no passo seguinte.

Próximo Passo Com Vista Em Maior Escala

Uma seta sem preenchimento cuja cauda vai aumentado indica que o próximo desenho representa uma imagem aumentada.

Próxima Vista A Partir Do Ângulo Indicado

Em modelo tridimensionais, uma vista pelo lado do modelo é representa-se com um olho de lado. Assim indica-se que o próximo passo é desenhado a partir do ponto e na direcção para a qual o olho foi desenhado.

Segurar Aqui E Puxar

Uma pequeno circulo com uma seta ligada a ele significa segurar o papel na posição onde se encontra o circulo (usualmente utilizando o dedo indicador e o polegar) e puxar na direcção da seta. Podem aparecer dois círculos indicando como utilizar as duas mãos.
avatar
Mayckel
Admin

Mensagens : 24
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 41
Localização : Balneario Camboriú

Ver perfil do usuário http://origamibrasil.directorioforuns.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum